Freeonline.it - La guida italiana alle risorse gratuite
 
Home Fotos A Região Contato
 
Indice generale
 
»
Home
»
Roteiros e Mapas
»
A Região
»
Expedições
»
Artigos e Reportagens
»
Galeria de Fotos
»
Programe-se
»
Contato
»
 
»
 
»
 
»
 
»
 
Tutto Gratis

 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
   A região da serra da Canastra e do Samburá  

São Roque de Minas
Vargem Bonita
Medeiros

Um abraço às nascentes
Pelas nascentes histórica e geográfica

Onde se tem uma vista da paisagem palmeriana na região das cabeceiras,
e se dará o abraço a uma das nascentes do rio São Francisco
na Serra da Canastra.

Levantamos bem cedo no sábado, tomamos um reforçado café da manhã e rumamos para a serra da Canastra e entorno, que é uma vasta região, não apenas o cartão postal das poças d’água cristalinas em meio aos capins e vegetação rupestre, que todos conhecemos. Para lá fomos o Murilo e eu vistoriar as condições das estradas de terra, uma vez que por aqui breve passaremos de ônibus. Ao volante num pálio da prefeitura, o senhor Célio Alves que já conhecia aqueles caminhos, passando pelo caminho mais curto, o de Cunhas-Corguinhos-Doresóplis-Piuí. Sem maiores problemas, na noite anterior no hotel aproveitara para descrever um roteiro a ser percorrido por terra cruzando os primeiros cursos d’água formadores do rio São Francisco.
São Roque de Minas é daquelas cidadezinhas típicas de Minas Gerais encravadas nas montanhas. Seu antigo nome era Guia Lopes, herói para uns e vilão para outros, no contexto da guerra do Paraguai. Taunay imortalizou-o em “Inocência”. Situada nas fraldas da Canastra, tem seus contornos delineados pelos altos montes e picos que a cercam. Além do rio São Francisco (a Casca d’Anta é uma cornucópia de riquezas) daqui se espalha para todo o Brasil os famosos queijos Canastra. Daqui também está se espalhando para todo o vale o turismo ecológico, dentro de planos, padrões e critérios sustentáveis e ecológicos. As fazendas tradicionais descobriram um verdadeiro veio ou filão de diamantes, adaptando-se aos novos tempos de desenvolvimento sustentado. Desde o padrão rústico até o sofisticado. A 30 km, seguindo os passos de São Roque no ecoturismo (esta situa-se a 18 km do rio), fica Vargem Bonita a meio caminho para a Casca d’Anta, a primeira cidade, o primeiro núcleo urbano banhado pelo rio São Francisco. Esta cidade ao lado de Medeiros e Doresópolis, são pequeninos cartões postais entre montanhas, com população urbana em tormo de mil habitantes, das menores de Minas Gerais. Pelo caminho, pequenas fazendas de gado leiteiro, e após uma curva, uma casa de fazenda bastante rústica e florida com cobertura de ardósia, com as paredes mostrando as marcas do tempo.
Lugares bonitos lembram o bucolismo e a poesia:


Quando o corpo recebe o primeiro sinal. a nascente do rio.
ela fez-se/ fino pulso/ fio de cobre /torneira aberta/ gotejamento/ miúda minou da grota/ surdiu da rocha/ volteando pelo caminho: (...) //

O início da viagem na serra da canastra. a descida da cachoeira de casca d’anta dentro de um barril.
água desce murmurosa/ entre as pedras brune o musgo/ e dispõe-se nos permeios/ na garganta institui-se o funil/ é gerado o perigo – a queda – (...)//
o barril afunda n’água/ e torna a emergir/ trançado em cilíndrica aparência/ ele nos contém e conduz/ ao profundo júbilo/ que reserva a queda// casca d’anta é o início/ das águas que escorrem/ por isso mais límpida/ sua contribuição/ao rio que será (...).
Álvaro Andrade Garcia, in:
“Viagem com o rio São Francisco – De Casca D’anta...” .

Ainda hoje nesta região se pratica a transumância, que é a migração periódica do gado da parte baixa das cotas 900 no inverno, para as altas montanhas acima de 1.200m de altitude no verão, domínio da paisagem rupestre coberta por capim “macega” – gramínea dos campos de altitude que quando seco e crescido dificulta o trânsito - em meio às liliáceas e outras diferentes espécies rupestres, onde as árvores não vicejam. Quando muito estas estão aos tufos no que prefiro chamar de ‘mato dentro”, os capões robustos que surgem das gargantas e encostas apertadas dos vales profundos e úmidos.

( LEIA MAIS )